Dicas para levantar o astral da casa

*Invista em flores para alegrar os dias. “Não é preciso comprar muitas unidades. Uma única flor num vaso solitário, em local de destaque, é suficiente para levantar o astral do ambiente”, afirma Job de Proença Filho, proprietário da Flor em Vaso, de São Paulo. Já os amantes de orquídeas podem cultivar suas “musas” em pedaços de troncos descartados pela própria natureza. “Esse tipo de arranjo deixa o ambiente mais fresco e leve devido à combinação dos aromas naturais da madeira e da flor”, diz a designer Monica Cintra, de São Paulo, especializada em design sustentável.

*Caso seja o momento de substituir aquele móvel danificado por lascas, aposte em exemplares fabricados com madeira bruta, encontrada em áreas de manejo florestal sustentável. “Além de ser ecologicamente correta, essa matéria-prima tem cores, formas e texturas talhadas pelo tempo. Características que trazem aconchego ao ambiente e ainda se afinam com diferentes estilos de decoração”, afirma Monica.

*Uma ideia que sempre rouba a cena: dar destaque às paredes. “Manter uma cor neutra no ambiente permite o investimento em papéis de parede com tons, texturas, motivos e acabamentos diversos”, afirma Clarissa Ferreira, diretora de arte da loja de tecidos Tecdec, em São Paulo.

*“O tapete funciona como uma peça-chave na decoração. É possível manter o mobiliário e brincar com o estilo apenas alterando esse elemento”, diz Francesca Alzati. Segundo ela, modelos confortáveis e coloridos combinam com moradas em que reina a descontração. “O laranja, o azul e o lilás são cores energéticas e vibrantes”, afirma.

*Que tal repaginar o sofá ou a poltrona da vovó com fortes indícios de estafa por tempo de serviço? “Tecidos mais leves, como linho e algodão, aceitam bem a mistura de almofadas com diferentes formatos e estampas”, afirma Clarissa, que autoriza a convivência de exemplares lisos de cores fortes com padronagens florais, geométricas, étnicas, poás. Desde que prevaleça a harmonia, claro.

Fonte: planetasustentavel.abril.com.br